quarta-feira, 17 de junho de 2015

USO MEDICINAL DOS PRODUTOS APICOLAS


Ø  MEL - O mel é bastante apreciado na nossa cultura e é consumido de forma habitual em casa. Ele tem uma natureza energética, antisséptica e cicatrizante. 

Propriedades medicinais do mel: O mel elimina toxinas, aumenta sua energia de forma natural, ajuda a proteger contra a anemia e contra ao estresse, alivia o ardor do estômago e as dores da úlcera, é um antibiótico natural e irá ajuda a manter longe as infecções, O mel tem propriedades antissépticas e cicatrizantes, ajuda a melhorar a insônia e a ansiedade e também é utilizada em sessões de massagem por conta de seus inúmeros benefícios a pele.

Tabela 1 Tabela com a composição média do mel de abelha (Fonte: USDA54)
Carboidratos totais
82,40
Ferro
0,42
Frutose
38,50
Zinco
0,22
Glicose
31,00
Magnésio
2,0
Maltose
7,20
Selênio
0,8
Sacarose
1,50
Cobre
0,036
Fibras
0,2
Manganês
0,080
Proteína total
0,30
Vit. C
0,5
Cálcio
6,0
Riboflavina
0,038
Fósforo
4,0
Niacina
0,121
Sódio
4,0
Ac. Pantotênico
0,068
Potássio
52,00
Vit. B-6
0,024


Ø GELEIA REAL - trás ótimos resultados no esgotamento nervoso, cansaço mental, insônia, tensão nervosa, melancolia, neuropsicoses e nas obsessões.
Combate a infecções que tenham resistido a antibióticos, normaliza a pressão arterial, corrigindo tanto a hipertensão, como a hipotensão.

Nutrientes da geleia real: É constituída por cerca de 60% de água, 5% de gorduras, 13% de proteínas e 15% de hidratos de carbono, rica em vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, biotina, inositol, ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina c) contém ainda fósforo, azoto, enxofre, cálcio, ferro, manganês, potássio e magnésio.

PROPOLIS –



Ação antibacteriana: A própolis é popularmente conhecida como sendo um antibiótico natural.
Ação antiviral: É uma poderosa aliada no combate dos vírus do herpes e da gripe. Também previne o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório. 
Ação antimicótica: Atuando sobre alguns fungos e leveduras, principalmente micoses e coceiras no corpo, fungo de unha e dermatite seborreica. 
Função imunoestimulante: Fortalece o sistema imunológico.
Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos: A presença de flavonoides e aminoácidos, considerados regeneradores dos tecidos, torna a própolis eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. 
Composição química da própolis
Resinas e bálsamos aromáticos: 50%
Ceras: 25 a 35% 
Óleos essenciais: 10% 
Grãos de Pólen: 5% 
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B. 
Flavonoides: Ésteres cafeinados.






PÓLEN – Alguns dos benefícios da utilização do pólen, para fins terapêuticos são: Harmoniza o metabolismo; Estimula e aumenta a energia vital; Tonifica, reequilibra e desintoxica; Reestabelece o bom funcionamento intestinal; Tem ação anti-anêmica e fortalece os vasos sanguíneos;  Favorece o trabalho intestinal e age como anti-depressivo.

Figura 4 Pólen para uso medicinal
Pesquisas constataram efeitos benéficos obtidos pelo uso de pólen em casos de problemas: Cárdio-vascular (arteriosclerose, hipertensão arterial, fragilidade vascular varizes); Digestivo (anorexia-estimulação da função gástrica; constipação-permitindo a suspenção do uso de laxantes); Genito-urinário (problemas na Próstata, astenias e impotência sexual); Neuropsíquico (inclusive insônia); Ósseo-articular (artrose).
Composição do pólen:
Proteínas 20 a 35%
Glicídios 15 a 40%
Lipídeos 1 a 14%
Sais minerais - Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Cloro, Cobre e Silício.
Vitaminas: B1, B2, PP, Ácido Pantotênico, B6, B12, C, D, E e A. 



Ø APITOXINA - Apitoxina é o veneno segregado pelas fêmeas da maioria das espécies de abelhas que utiliza o que seria seu primitivo ovipositor ou ferrão. Durante o processo a abelha é colocada sobre a pele do paciente, com o auxilio de pinças apropriadas para isso, visando a sua picada e, consequentemente, a inoculação do seu veneno.



O uso da apitoxina na apiterapia consiste na aplicação local de micro ou macro doses de veneno de abelhas vivas em pessoas para fins terapêuticos, devido às suas propriedades analgésica, anti-inflamatória e imunossupressora. 

A apitoxina É um líquido transparente e de reação ácida. Contêm 88% de água, proteínas, peptídeos, aminas, aminoácidos e compostos orgânicos voláteis.

Propriedades da apitoxina: É Anti-inflamatória, Analgésica, Antidepressiva, Imunomoduladora (estimula a formação de células multicelulares, monócitos, macrófagos e linfócitos A e T), Hipotensora e Antitumoral.

Tabela 2 componentes da apitoxina ( Fonte:  curso de Agronomia na UFV )
Componentes da Apitoxina das abelhas
Qntd.
Hialuronidase e Fosfolipase A
10%
Melitina
50%
Oligopeptídeos, Tertiapina e aparina
10%
Procamina, histamina, dopamina e noradrenalina.
30%



Nenhum comentário:

Postar um comentário